Comentário sobre os vídeos

A origem da Terra: Neste vídeo veremos que a Terra como conhecemos é resultado de transformações químicas causadas por diversos fatores ao longo de milhares de anos.
Tudo começa em um espaço vazio onde havia somente uma nova estrela (sol), poeira e rocha. A força gravitacional dessas rochas atraíram a poeira e outras rochas contra si mesmas, fundindo-se uma nas outras.Após milhares de anos o resultado foi uma enorme esfera de magma em ebulição, sem superfície sólida.Outro planeta, denominado Téia, entra em colisão com a Terra e se "fundem" causando uma grade explosão. Com o passar dos anos, devido a gravidade, os destroços dessa colisão passam a circular a terra formando uma espécie de anel a sua volta que dará origem a uma esfera que hoje chamamos de lua.
A terra se resfria, mas ainda está impossibilitada de criar vida. Porém, uma chuva de meteoros de duração aproximada de 20 bilhões de anos, traz as primeiras piscinas d'água ao planeta, isso porque em cada meteorito tem um pequena porcentagem de água.
Resumidamente, sua superfície sofre diversas alterações com o surgimento de vulcões, e a crosta terrestre se dividindo em placas. Logo mais a Terra sofre o que é chamado de Terra bola de neve, período considerado a era glacial mais loga e fria de todos os tempos.O gelo refletia diretamente o sol de volta para o espaço sem permitir o aquecimento da Terra, mas o núcleo da Terra continua quente, e vulcões em erupção surgem liberando uma substância química que forma uma uma camada em volta da Terra, permitindo que a Terra aqueça novamente, derretendo o gelo que ao sofrer essa transformação física libera uma alta quantidade de oxigênio.
Apesar disso, começa a surgir seres aquáticos,os primeiros sinais de vida complexa no planeta.Uma reação causada entre os raios solares e o oxigênio cria um novo gás chamado ozônio, que forma um camada grossa ao redor da Terra, servindo com uma espécie de "protetor solar"  que possibilitou aos espécimes marinhos terem seu primeiro contato com o solo.
Depois com quase toda a crosta terrestre populada com plantas e animais houve a primeira grande extinção, matando todos os seres vivos. Porém, mais uma vez volta a ter vida na superfície terrestre, é o começo da era dos dinossauros!
Outra catástrofe se responsabiliza por causar a extinção desses seres, uma chuva de meteoros. Mamíferos, que até então viviam no subsolo são os únicos sobreviventes.
As placas tectônicas se movem formando os continentes, cordilheiras, montanhas, savanas, etc. Nesse período a vida humana começa.

Placas tectônicas: Neste vídeo temos a definição de placas tectônicas.
Placas tectônicas são blocos rochosos que sustentam os continentes e os oceanos, flutuam em magma por causa do imenso calor se locomovem.
Seu deslocamento libera energia, causando terremotos, tsunamis, erupção de vulcões ou cadeias montanhosas.   


           Globalização e  Redes geográficas 


 Globalização é a interligação econômica, política, social e cultural entre os países do mundo, permitindo uma troca de informações e mercadorias entre os mesmos. Porém, os beneficiários desse fenômeno capitalista são países desenvolvidos, ou seja, países com alto índice de industrialização. Com a globalização expandiram sua área comercial, inserindo suas mercadorias no comercio de outras regiões, gerando mais lucros, mas, consequentemente, dificultando os países subdesenvolvidos a acompanhar esse desenvolvimento.  
 Os sistemas de comunicação e transporte são de extrema importância pra a globalização.A internet tem sido o principal meio de informação e comunicação no mundo, pois cobre uma grande área global, sendo um ótimo exemplo de rede geográfica.
 E o que seriam redes geográficas? É um conceito criado com o objetivo de explicar as ligações existentes entre os países, estados e cidades, em diferentes aspectos, e nos permite entender mais sobre o alcance da globalização. 
 Abaixo temos um mapa onde representa a quantidade, em milhares, de usuários da internet no mundo:

   
 Podemos observar que os Estados Unidos e a China são os países onde está localizada uma concentração maior de usuários, ao contrário do continente africano que possui uma pequena quantidade.
 Nesse gráfico observamos  o aumento do número de pessoas que possuem computadores com acesso a internet em casa:

  

 Apesar de ser um crescimento significativo, está claro que existe uma certa desigualdade. Como já mencionado o mundo globalizado favorece, primeiramente, os países mais ricos, fazendo com que os subdesenvolvidos fiquem atrasados em vários quesitos.

About this blog

Tecnologia do Blogger.